O seu contacto e sugestões são importantes.


Home    •    Notícias   

Guimares adere ao projeto de Recolha e Reciclagem de cpsulas de caf da AICC

Projeto implementado nas 48 freguesias do concelho, no sentido de recolher cpsulas de caf para reciclagem.
Guimarães aderiu ao projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de café, através da VITRUS AMBIENTE, promovido por seis empresas, Delta Cafés, JMV, Massimo Zanetti - Beverage Iberia, Nestlé Portugal, NewCoffee e UCC, que representam 13 marcas de café (Bellissimo®, Bogani®, Buondi Caffè®, Chave D’Ouro, DeltaQ®, Nescafé Dolce Gusto®, Nespresso®, Nicola®, Segafredo®, Sical®, Starbucks®, Torrié® e UCC®), numa iniciativa da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). Esta é uma ação inédita de um setor comprometido com a sustentabilidade e a circularidade das cápsulas de café, que disponibiliza aos consumidores um sistema mais conveniente e de proximidade para o descarte das suas cápsulas usadas.

“Este projeto de reutilização e de economia circular das cápsulas de café faz todo o sentido, pois, em Guimarães, estamos já neste caminho da sustentabilidade, juntando a emoção à razão. Queremo-lo mesmo. Guimarães tem feito este percurso e, no seu decurso, definimos objetivos e etapas de um modo muito focado. O importante é que este caminho de sustentabilidade e de desenvolvimento holístico seja feito envolvendo a comunidade. Sendo o berço de Portugal, era tamanha a ambição do primeiro rei, que, a partir daqui, criou uma comunidade fortíssima. Aqui, o processo é o mesmo. Estamos neste caminho, mas temos um grande desafio pela frente, o de acelerarmos a nossa transição para a neutralidade climática zero e a sustentabilidade ambiental”, afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

 

Para Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da AICC, "este projeto é o culminar de um esforço continuado de todo o setor em prol da sustentabilidade e da circularidade das cápsulas de café, mas é também o início de um intento mais amplo para levar a reciclagem até à porta (ao município) de todos os consumidores de cápsulas de café em Portugal”. E relembra: “devido aos sucessivos confinamentos nos anos da pandemia, registámos um acréscimo impressionante de 25% no consumo de café em casa, que se tem mantido relativamente estável, tornando assim mais premente a necessidade de testar novas soluções capazes de dar uma nova vida às cápsulas de café.”

 

“É com muito orgulho que celebramos o protocolo com a Associação Industrial e Comercial do Café, permitindo integrar as principais marcas do setor no forte desígnio de proteção ambiental que já existe em Guimarães. Estamos a dar mais um passo, agora com o processo da reciclagem de cápsulas de cafés e desenvolvemos este esforço em todas as 48 freguesias do concelho de Guimarães. Estamos certos, vamos conseguir valorizar um importante resíduo numa ótica de economia circular”, concluiu Sérgio Castro Rocha, Presidente da VITRUS Ambiente.

 

Após um primeiro passo em Cascais no final de 2022, concelho onde foram já recolhidas 3,2 toneladas de cápsulas entre 25 de novembro de 2022 e 31 de maio passado, agora é a vez da cidade-berço, em parceria com a VITRUS Ambiente, ser o primeiro município do Norte a aderir a este grande desígnio de sustentabilidade e circularidade no setor torrefator em Portugal. Em meados de julho, Lisboa é o concelho que se segue.

Ao todo, Guimarães passa a dispor, a partir de hoje, de pontos de recolha nas suas 48 freguesias e em duas dezenas de supermercados do concelho, permitindo a todo o vimaranense consumidor de café em cápsulas de plástico ou alumínio, de todas as marcas disponíveis no mercado, reciclar efetiva e integralmente o recetáculo do seu café preferido e dar-lhe uma nova vida. Após recolhidas, as cápsulas são entregues e armazenadas na VITRUS Ambiente e posteriormente recicladas. 

A apresentação pública em Guimarães, que incluiu um ato simbólico de assinatura protocolar pelos vários representantes das marcas de café, decorreu esta terça-feira e contou com as presenças de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Victor Martins, Presidente Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), Cláudia Pimentel, Secretária Geral da mesma associação e  Sérgio Castro Rocha, Presidente da VITRUS Ambiente, bem como os diretores executivos de várias marcas associadas ao projeto, entre os quais Anna Lenz, CEO Nestlé Portugal, Pedro Rosas Oliveira, CEO da NewCoffee, e Ivan Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Escreva o seu comentário
t
A sua opinião é muito importante para nós.

Fale Connosco!



Av. Cónego Gaspar Estaço Nº 606
Oliveira do Castelo - 4810-266 Guimarães

800 209 565

Chamada Grátis

geral@vitrusambiente.pt
vitrusambiente.pt



A sua participação é importante!
Participação de ocorrências aos nossos Guarda-rios

800 500 078

Chamada Grátis

geral@vitrusambiente.pt
vitrusambiente.pt