Guimarães apresentou modelo de gestão de resíduos na LIPOR
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
Guimarães apresentou modelo de gestão de resíduos na LIPOR

Guimarães apresentou modelo de gestão de resíduos na LIPOR

Sistema PAYT é exemplo a seguir por outros Municípios do país

O Município de Guimarães foi convidado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) a apresentar o seu projeto piloto de gestão de resíduos. O Workshop realizado no passado dia 15 de Dezembro, nas instalações da LIPOR no Porto, contou com a participação de vários agentes do setor e teve como objetivo a reflexão sobre a implementação do sistema PAYT em Portugal.

O projeto pioneiro de Guimarães foi apresentado pela Engenheira Dalila Sepúlveda, técnica da Câmara de Guimarães e autora do projeto “Pay-As-You-Throw”, tendo suscitado bastante interesse por parte dos participantes que mostraram, inclusive, interesse em saber como é que a VITRUS está a programar a implementação do sistema.

A aplicação do princípio do poluidor-pagador pela diferenciação de sistemas de tarifação consoante a produção de resíduos através de sistemas de tipo pay-as-you-throw (PAYT) é reconhecida pelas mais-valias que apresenta em termos ambientais, de equidade entre utilizadores e de equilíbrio económico-financeiro das entidades gestoras. Contudo, a implementação deste tipo de sistemas não tem ainda expressão em Portugal, pese embora se trate de uma preocupação que tem vindo a ser espelhada em diversos instrumentos relevantes para o setor.

O Centro Histórico de Guimarães vai testar, já a partir de janeiro, o novo sistema assente no princípio utilizador-pagador, ou seja, o cidadão passa a pagar apenas pela quantidade de lixo indiferenciado que produz.

Atualmente, a tarifa do lixo é indexada ao consumo de água. Com este projeto, os utilizadores deste novo sistema pagarão apenas pela quantidade de lixo que não reciclarem. O objetivo é que venham progressivamente a pagar menos pelos seus resíduos, reciclando mais.

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: