Guimarães e Santiago de Compostela reunidos pelo projeto Tropa Verde
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
Guimarães e Santiago de Compostela reunidos pelo projeto Tropa Verde

Guimarães e Santiago de Compostela reunidos pelo projeto Tropa Verde

Guimarães e Santiago de Compostela reuniram-se na segunda e terça-feira, na sede da VITRUS, para discutirem a implementação do projeto Tropa Verde.

Tal como já havia sido anunciado em fevereiro, Guimarães vai avançar com a implementação da Tropa Verde, um dos projetos financiados pelo URBACT. Nos dias 13 e 14 de maio, a equipa de Santiago de Compostela esteve em Guimarães para partilhar a experiência e o conhecimento adquirido com a implementação da Tropa Verde no seu município e noutras cidades espanholas.

Os objetivos fundamentais desta sessão de trabalhos foram planificar as atividades a realizar, definir prioridades e discutir caminhos mais viáveis para a implementação do projeto tendo sempre em consideração a realidade vimaranense.

A Tropa Verde consiste na retribuição, através de prémios, aos cidadãos que se desloquem aos pontos de deposição (por exemplo, ecocentros) para depositarem os seus resíduos. Santiago de Compostela foi a primeira cidade a implementar o projeto e os resultados foram bastante positivos, conseguindo envolver aproximadamente 30% da comunidade. O sucesso foi tanto que as cidades circundantes replicaram o sistema. Guimarães será a primeira cidade portuguesa a pertencer a este grupo.

O procedimento será simples: o cidadão acede a uma plataforma digital onde acumula estrelas (pontos) sempre que deposita os seus resíduos nos pontos de recolha. Estas estrelas são depois convertidas em prémios. Através destes incentivos pretende-se envolver a comunidade e incentivar a repercussão de hábitos mais ecológicos.

A VITRUS é a principal parceira do Município e está responsável pela implementação, gestão e monitorização no terreno. Com este projeto, o Município pretende melhorar a recolha seletiva, o encaminhamento dos resíduos e estimular a eco-consciência dos cidadãos.

Tropa Verde é cofinanciado a 85%, num valor total de 80 000,00€, pelo programa de Financiamento Europeu URBACT, que promove iniciativas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: