Nova viatura de recolha é mais amiga do ambiente
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
Nova viatura de recolha é mais amiga do ambiente

Nova viatura de recolha é mais amiga do ambiente

Sistema permite otimizar gestão de resíduos

A nova viatura de recolha de resíduos indiferenciados da VITRUS está capacitada para efetuar a recolha de todo o tipo de contentores (enterrados, semi-enterrados e de superfície) e permite realizar, simultaneamente, a recolha de sacos porta-a-porta.

Uma aquisição que vai permitir otimizar, em muito, uma das atividades principais da empresa municipal, conforme explica o seu administrador, Daniel Pinto: “A viatura, com sistema Euro 6, possui uma caixa de recolha com compactação e com capacidade de recolha de 8 toneladas. Está certificada segundo a norma EN 1501-1 (cumprindo todos os requisitos em termos de segurança) e uma grua, com controlo remoto, habilitada para efetuar a recolha de contentores de 3 e 5 m3. Isto significa que vamos otimizar a nossa capacidade de recolha, conseguindo, por outro lado, a disponibilidade doutros recursos, físicos e humanos”, explicou.

Esta é a primeira viatura a circular em Guimarães com estas características e das poucas em Portugal, pois habitualmente cada camião está habilitado para realizar apenas um tipo de recolha. Este é o primeiro passo para a renovação da frota da VITRUS que pretende, no futuro próximo, operar com camiões menos poluidores reduzindo os consumos de combustível e o impacto no ambiente.

A VITRUS é a entidade gestora responsável pela recolha de resíduos indiferenciados colocados em todos os contentores enterrados e semi-enterrados no concelho de Guimarães, num total de 379 contentores. Só no ano passado, a empresa municipal recolheu mais de 18 mil toneladas de resíduos indiferenciados.

Esta é a principal atividade da VITRUS e com tendência para crescer já que se prevê a colocação de mais equipamentos no concelho. A sua grande mais-valia é que permitem a deposição de resíduos a qualquer hora, evitando a sua degradação na via pública

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: