VITRUS distribui lenha para aquecer escolas do município
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
VITRUS distribui lenha para  aquecer escolas do município

VITRUS distribui lenha para aquecer escolas do município

Desde o início do ano letivo 2016/2017 que 11 escolas do concelho de Guimarães recebem lenha distribuída gratuitamente pela VITRUS AMBIENTE. Numa perspetiva de economia circular, a empresa municipal tem-se questionado de que forma é que os seus recursos podem ser úteis para a comunidade.

Estando responsável pela limpeza e desmatação de caminhos públicos - Rota de São Torcato, Rota da Citânia, Rota da Penha, Caminho Real e Pista de Cicloturismo - assim como, pontualmente, a recolha de árvores caídas e troncos das podas efetuadas no concelho, a VITRUS, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, decidiu começar a aproveitar este recurso que, depois de embalado, é distribuído. Esta iniciativa pretende rentabilizar os recursos disponíveis, reduzir o desperdício e proteger o ambiente da desflorestação.

Daniel Pinto, administrador executivo da VITRUS AMBIENTE explica que “no fundo é pegar num recurso que está ao nosso dispor e do qual não necessitamos e entregá-lo a quem precisa, numa lógica de responsabilidade social e ambiental. Desta forma previne-se o abatimento de árvores indiscriminadamente, rentabiliza-se recursos e promove-se uma política de entreajuda na comunidade. É uma forma mais sustentável de responder a esta necessidade porque as escolas iriam continuar a precisar de lenha e teriam que a obter de qualquer forma.”.

Assim, ao longo destes 4 meses, já foram entregues mais de 38 toneladas de lenha, que perfaz uma média de 3,5 toneladas por escola. Desde setembro que quase 1300 sacos de 30kg foram distribuídos gratuitamente por 11 escolas de Ensino Básico do concelho.

Também no âmbito das iniciativas propostas pela candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, a VITRUS tem intensificado as suas ações de responsabilidade social e pensado em novas formas de se tornar numa empresa mais atenta e próxima da comunidade.

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: