VITRUS e AAUM unem-se contra o plástico descartável na Receção ao Caloiro
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
VITRUS e AAUM unem-se contra o plástico descartável na Receção ao Caloiro

VITRUS e AAUM unem-se contra o plástico descartável na Receção ao Caloiro

É na próxima quarta-feira que inicia a já tradicional Receção ao Caloiro no Multiusos de Guimarães e a VITRUS vai marcar presença com o projeto CARE para, juntamente com a AAUM, reduzir o uso de plástico descartável.

Preocupada com a sustentabilidade ambiental e com o impacte que eventos como a Receção ao Caloiro têm no ambiente, a Associação Académica da Universidade do Minho estabeleceu uma parceria com a VITRUS Ambiente para substituir os copos de plástico descartável pelos copos reutilizáveis CARE e assim reduzir 60% do consumo de plástico durante as festividades.

Nuno Reis, presidente da AAUM, admite que a utilização dos copos reutilizáveis vai ter um impacte brutal na sustentabilidade do evento, já que se vai evitar o descarte de milhares de copos em apenas 4 dias, e não descarta a possibilidade desta medida se estender para as Monumentais Festas do Enterro da Gata.

O copo tem a capacidade de 0,50cl e vai substituir os copos de cerveja e de tubo. Os estudantes que adquirirem a pulseira geral terão direito a um voucher que equivale à oferta do copo. Os que comprarem o bilhete diário devem adquirir o copo numa das bancas espalhadas pelo recinto e tem o valor de 1€. O conceito do CARE é o que traz consigo na sua assinatura “Um copo chega. Reutiliza!”, ou seja, cada estudante deve usar apenas um copo durante toda a noite.

A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da Associação Académica minhota e, por isso, esta medida não será a única a ser implementada. A organização pretende também diminuir o consumo de papel ao incentivar as barraquinhas a fazerem as encomendas em formato digital, bem como aumentar o número de ecopontos no recinto, melhorar as condições de mobilidade e o apelo ao uso dos transportes públicos e partilhados.

João Pedro Castro, responsável pelo CARE, refere que o projeto foi implementado inicialmente no Centro Histórico de Guimarães e já está presente em quase 30 estabelecimentos. Porém, a procura e a pertinência de abranger o projeto a outras zonas do concelho levaram o CARE a mais de 15 eventos espalhados pelas diversas freguesias do nosso concelho. A Receção ao Caloiro é o acontecimento mais ambicioso do projeto até ao momento.

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: