VITRUS reforça a sua frota com apoio de fundos da União Europeia
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
VITRUS reforça a sua frota com apoio de fundos da União Europeia

VITRUS reforça a sua frota com apoio de fundos da União Europeia

A empresa municipal VITRUS Ambiente adquiriu três viaturas para reforçar as rotas de recolha de resíduos urbanos em Guimarães.

Para dar resposta ao crescimento da área de atuação no concelho de Guimarães, a VITRUS adquiriu três viaturas para dar apoio às rotas de recolha de resíduos urbanos, sendo que duas delas têm a categoria de pesados e uma de ligeiros”, refere Sérgio Castro Rocha, Presidente do Conselho de Administração, acrescentando que “estes investimentos são fundamentais para que a empresa continue a crescer e a prosperar”.

As viaturas vão ser utilizadas no sistema PAYT, apesar de servirem funções diferentes. A viatura ligeira recolhe os resíduos indiferenciados e seletivos, contendo separadores no seu interior para que nenhum material se misture durante o transporte. Já integrou o circuito e já começou a contribuir para aumentar a taxa média de reciclagem que já se encontra muito acima da média nacional.

Um dos veículos pesados de mercadorias possui um compactador que permite recolher uma maior quantidade de resíduos, o que torna a sua utilização versátil. Neste momento, está ao serviço de dois turnos: durante a manhã recolhe resíduos indiferenciados e à tarde papel e cartão. Isto é possível devido à lavagem diária que acontece no estaleiro com todas as viaturas da VITRUS no final dos turnos, logo, não existe perigo de contaminação dos resíduos. A terceira viatura, pesada de mercadoria, está equipada com grua, que facilita a colocação de resíduos no seu interior.

Estas viaturas representam cerca de um terço do Investimento da Operação “Implementação do Sistema Pay As You Throw – PAYT na zona envolvente ao Centro Histórico de Guimarães”, projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Este projeto visa a implementação de um novo sistema de gestão de resíduos, baseado no processo Pay As You Throw – PAYT, já implementado no Centro Histórico de Guimarães, e agora alargado à sua área envolvente. O mesmo tem como objetivo principal proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, visando um investimento total elegível de 607.695,67 €, dos quais 516.541,32€ (85%) são financiados pelo Fundo de Coesão.

Acreditamos que para prestarmos um serviço de qualidade é fundamental investirmos em equipamentos que respondam às necessidades dos colaboradores e às exigências dos serviços”, defende João Pedro Castro, Administrador Executivo.

A frota da VITRUS já conta com 27 viaturas, 15 ligeiros e 12 pesados, sendo que, do total, 22 estão afetas ao serviço da Higiene Urbana.

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: