VITRUS reforça recolha de resíduos urbanos com novas viaturas
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
VITRUS reforça recolha de resíduos urbanos com novas viaturas

VITRUS reforça recolha de resíduos urbanos com novas viaturas

Sistema inovador está a ser implementado no Centro Histórico

A Vitrus Ambiente iniciou, no mês passado, a entrega dos primeiros ecopontos aos comerciantes e residentes do centro histórico dando inicio à implementação do sistema PAYT ('Pay As You Throw', na sigla em inglês, paga o que produz).

Vários colaboradores da empresa municipal estão já no terreno com o objetivo de auscultar os utilizadores e ajudar a esclarecer como é que o novo sistema vai funcionar. Segundo o Administrador da Empresa Municipal, Daniel Pinto, os habitantes e comerciantes do centro histórico têm-se mostrado recetivos. “Nesta fase inicial de implementação estamos a ouvir as pessoas por forma a percebermos como podemos melhorar a nossa atuação no terreno. Para já, posso dizer que as pessoas estão a aceitar bem o novo sistema”, explica Daniel Pinto.

A Vitrus iniciou o projeto com recurso a uma viatura elétrica tendo adquirido, já em fevereiro, outra viatura, neste caso, hibrida, com o objetivo de aumentar a capacidade de recolha e, consequentemente, melhorar o serviço.

A recolha de lixo já está a ser efetuada por estas viaturas que percorrem todo o centro histórico em diferentes períodos do dia e onde o cidadão deve entregar diretamente o seu saco de lixo indiferenciado ou reciclável.

Entretanto a Câmara Municipal já retirou contentores e outro mobiliário urbano destinado ao depósito de resíduos. Para além dos mini ecopontos, os utilizadores precisarão de sacos plásticos apropriados e que, nesta fase inicial, também serão distribuídos gratuitamente pela VITRUS.

O objetivo da Autarquia e da Vitrus é que cada utilizador defina a tarifa que vai pagar, na medida em que quanto mais separar e menos lixo doméstico produzir, menos sacos vai utilizar e menos vai pagar.

As viaturas de recolha do lixo realizam várias passagens diárias por todas as ruas do Centro Histórico, iniciando o seu percurso, de segunda a quinta, às 07H30, às 09H30 15H30, 19H30, 21H30 e 00H30. Às sextas e sábados, está prevista uma passagem extra às 02:30. 

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: