VITRUS reforça recolha de resíduos urbanos com novas viaturas
Sistema inovador está a ser implementado no Centro Histórico
A Vitrus Ambiente iniciou, no mês passado, a entrega dos primeiros ecopontos aos comerciantes e residentes do centro histórico dando inicio à implementação do sistema PAYT ('Pay As You Throw', na sigla em inglês, paga o que produz).
Vários colaboradores da empresa municipal estão já no terreno com o objetivo de auscultar os utilizadores e ajudar a esclarecer como é que o novo sistema vai funcionar. Segundo o Administrador da Empresa Municipal, Daniel Pinto, os habitantes e comerciantes do centro histórico têm-se mostrado recetivos. “Nesta fase inicial de implementação estamos a ouvir as pessoas por forma a percebermos como podemos melhorar a nossa atuação no terreno. Para já, posso dizer que as pessoas estão a aceitar bem o novo sistema”, explica Daniel Pinto.
A Vitrus iniciou o projeto com recurso a uma viatura elétrica tendo adquirido, já em fevereiro, outra viatura, neste caso, hibrida, com o objetivo de aumentar a capacidade de recolha e, consequentemente, melhorar o serviço.
A recolha de lixo já está a ser efetuada por estas viaturas que percorrem todo o centro histórico em diferentes períodos do dia e onde o cidadão deve entregar diretamente o seu saco de lixo indiferenciado ou reciclável.
Entretanto a Câmara Municipal já retirou contentores e outro mobiliário urbano destinado ao depósito de resíduos. Para além dos mini ecopontos, os utilizadores precisarão de sacos plásticos apropriados e que, nesta fase inicial, também serão distribuídos gratuitamente pela VITRUS.
O objetivo da Autarquia e da Vitrus é que cada utilizador defina a tarifa que vai pagar, na medida em que quanto mais separar e menos lixo doméstico produzir, menos sacos vai utilizar e menos vai pagar.
As viaturas de recolha do lixo realizam várias passagens diárias por todas as ruas do Centro Histórico, iniciando o seu percurso, de segunda a quinta, às 07H30, às 09H30 15H30, 19H30, 21H30 e 00H30. Às sextas e sábados, está prevista uma passagem extra às 02:30.
0 Comentários