Diminuição de resíduos durante a Feira Afonsina
AS NOSSAS
NOTÍCIAS
Diminuição de resíduos durante a Feira Afonsina

Diminuição de resíduos durante a Feira Afonsina

VITRUS atinge objetivos através de campanha de sensibilização para adoção de práticas sustentáveis durante o evento.

Este ano a Feira Afonsina contou com algumas novidades no que diz respeito à proteção ambiental e aos hábitos mais sustentáveis. Sendo um dos maiores eventos da cidade e localizando-se no Centro Histórico de Guimarães, fazia todo o sentido incentivar e sensibilizar todos os mercadores a adotar práticas implementadas há um ano através da tarifa PAYT.

O objetivo da VITRUS era simples: reduzir os resíduos indiferenciados e aumentar os resíduos recicláveis. Para isso, foi realizada uma campanha de sensibilização direcionada para os mercadores. Nesta campanha foram percorridas todas as bancas e atribuídos a todos os mercadores, de acordo com os produtos vendidos, sacos para deposição de resíduos indiferenciados e sacos com diferentes cores para a deposição das frações do material para reciclagem. Além disso, foi também elaborado e distribuído um manual de boas práticas que incentivava uma gestão adequada dos resíduos sólidos, a adoção de práticas sustentáveis e todas as informações necessárias quanto à recolha de resíduos urbanos.

Esta campanha de sensibilização, assim como a distribuição dos sacos, teve uma aceitação bastante positiva por parte dos mercadores que teceram fortes elogios à iniciativa. Este entusiasmo verificou-se não só em palavras como em ações.

Assim, foram recolhidas 22,92 ton de resíduos das quais 7,78 ton foram recolhidas seletivamente (plástico e metal, vidro e papel e cartão). Deu-se uma diminuição de 30% dos resíduos indiferenciados e o material seletivo aumentou em 90%, quando comparado com o ano passado. Tal como em 2016, o vidro foi o material mais separado, seguindo-se o papel e cartão e por fim as embalagens de plástico e metal. No geral, em 2017, a quantidade total de resíduos recolhidos teve uma diminuição de 11%.

Em 2017, durante a Feira Afonsina foi produzido menos lixo, e desse, grande parte foi encaminhado para a reciclagem, tornando o evento mais ecoconsciente e sustentável.

Estes números também se devem em grande parte ao empenho constante que os moradores e comerciantes do Centro Histórico têm vindo a desempenhar ao longo do ano para implementarem no dia a dia soluções mais ecológicas. Por isso mesmo, conseguimos verificar claramente uma mudança de comportamentos no que toca aos hábitos de separação por parte de todos os intervenientes em relação ao ano anterior. Além disso, ficou demonstrado o valor acrescido de soluções sustentáveis que podem fazer a diferença e contribuir para um evento mais ecoeficiente.

Partilhar Post:

0 Comentários

Deixe um Comentário

Posts relacionados: