QUEM
SOMOS
A VITRUS
Empresa Municipal de Guimarães

A VITRUS AMBIENTE, EM, SA enquadra-se no regime jurídico do sector empresarial local e das participações locais [Lei n.º 50/2012 de 31 de agosto]. Rege-se, também, pelos seus Estatutos e, subsidiariamente, pelo regime do setor empresarial do Estado, pelo Estatuto do Gestor Público e pelas normas aplicáveis às sociedades comerciais.
Constituída por escritura pública em 8 de setembro de 2010 e com início da sua atividade no dia 1 de Outubro do mesmo ano, a VITRUS assume, por delegação de competências do município, a gestão de serviços de interesse geral nas seguintes áreas:

1) Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública, nomeadamente na recolha e transporte a destino final de RU’s e limpeza de instalações e de espaços públicos;
2) Promoção, Gestão e Fiscalização do Estacionamento Público Urbano, em particular nos parques públicos e zonas de estacionamento de duração limitada.
Atua no âmbito geográfico do concelho de Guimarães, cuja cobertura territorial tem vindo a registar um crescimento significativo e sustentável, desde a sua criação e início de atividade.

Capital Social e Prestações Suplementares


Capital Social de 182.827,00 Euros em 182.827 ações de valor nominal de 1,00 Euro.
Acionistas
Câmara Municipal de Guimarães: 182.827 ações
Empresa em Números
Impacto que cada serviço tem na faturação da empresa
%
RESÍDUOS URBANOS
%
SERVIÇOS DE LIMPEZA
%
ESTACIONAMENTO PÚBLICO
Resíduos urbanos
Toneladas recolhidas de resíduos indiferenciadas.