O seu contacto e sugestões são importantes.


Home    •    Notícias   

Guarda-rios vão proteger as linhas de água de Guimarães

Os guarda-rios de Guimarães vão ter como missão a proteção dos cursos hídricos do concelho, designadamente o rio Ave e o rio Selho, mas também dos respetivos afluentes e margens.
A empresa VITRUS AMBIENTE deu, este sábado, mais um importante passo para a proteção e preservação das linhas de água do concelho de Guimarães, promovendo o ressurgimento dos guarda-rios, num projeto em parceria com o Município de Guimarães. O projeto foi lançado numa data simbólica e especial, 31 de julho, em que se celebra o Dia Mundial do Vigilante da Natureza. Estiveram presentes a Vereadora do Ambiente do Município de Guimarães, Sofia Ferreira, o Presidente do Conselho de Administração da VITRUS AMBIENTE, Sérgio Castro Rocha, do Administrador Executivo da VITRUS AMBIENTE, João Pedro Castro, e da Administradora Não Executiva, Maria José Martins.

Os guarda-rios de Guimarães vão ter como missão a proteção dos cursos hídricos do concelho, designadamente o rio Ave e o rio Selho, mas também dos respetivos afluentes e margens. O objetivo é que os guarda-rios promovam o contacto com as pessoas, sensibilizando-as para o desígnio coletivo de proteção dos recursos hídricos. Estarão especialmente atentos a comportamentos inadequados, sensibilizando os cidadãos para os corrigirem.

Para além disso, os guarda-rios vão verificar se existem ligações ilegais de saneamento aos rios e deposições ilegais de resíduos, para serem comunicadas às entidades competentes. Vão ainda garantir que o leito e as margens dos rios se encontram devidamente limpos, identificando terrenos que careçam de limpeza e desobstrução das linhas de água.

A fiscalização da extração ilegal de areia será, igualmente, alvo da atenção dos guarda-rios. Vão também ser preenchidos inquéritos onde serão aferidos parâmetros qualitativos do estado dos rios, como o cheio, cor, se tem espuma, se tem resíduos, se o escoamento está obstruído, entre outros.

Sérgio Castro Rocha, Presidente do Conselho de Administração da VITRUS AMBIENTE, realça que “Guimarães tem como prioridade a proteção ambiental e das suas linhas de água, tornando-as aprazíveis para a população”. O Presidente do Conselho de Administração lembra que Guimarães tem em curso a construção de “mais de 50 quilómetros de ecovias” que vão nascer junto do rio Ave e do rio Selho, e que por isso “torna-se fundamental garantir a devida proteção destes espaços”.

João Pedro Castro, Administrador Executivo da VITRUS AMBIENTE, destaca que os rios sempre foram um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade: “São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos e que utilizamos para regar os solos das áreas agrícolas, bem como para as diversas atividades do dia-a-dia. Também são fundamentais para o equilíbrio do nosso ecossistema, através dos inúmeros seres-vivos que lá coabitam”.

Recorde-se que a profissão de guarda-rios existiu em Portugal entre o século XVIII e o século XX, a qual estava afeta aos Serviços de Hidráulica do Estado, tendo sido extinta. Nos últimos anos, face à crescente preocupação com as alterações climáticas e necessidade de adoção de comportamentos sustentáveis, o ressurgimento da profissão tem sido equacionado.

Sofia Ferreira, vereadora com o pelouro do Ambiente, destaca a importância que Guimarães atribui à proteção do nosso planeta: “Guimarães mostra, uma vez mais, que está na linha da frente das políticas de ação climática a nível nacional e internacional, depois de ter sido o Município pioneiro na criação de um plano para a despoluição de um curso de água, no caso o rio Ave, cujos resultados permitiram restabelecer a fauna e flora daquele património hídrico.

A VITRUS AMBIENTE já é responsável pela limpeza das linhas de água de Guimarães, sendo que agora inicia este novo projeto, em parceria com o Município de Guimarães, por forma a aumentar a proteção das nossas linhas de água.

Escreva o seu comentário
t
A sua opinião é muito importante para nós.

Fale Connosco!



Av. Cónego Gaspar Estaço Nº 606
Oliveira do Castelo - 4810-266 Guimarães

800 209 565

Chamada Grátis

geral@vitrusambiente.pt
vitrusambiente.pt



A sua participação é importante!
Participação de ocorrências aos nossos Guarda-rios

800 500 078

Chamada Grátis

geral@vitrusambiente.pt
vitrusambiente.pt