O seu contacto e sugestões são importantes.


O sistema PAYT é uma forma mais justa e igualitária de pagar a tarifa associada aos resíduos. Segue o conceito de poluidor-pagador por ser um sistema pré-pago, em que o utilizador paga apenas os resíduos que produzir através da aquisição de sacos autorizados para a sua deposição. Logo, quanto menos resíduos produzir, menos sacos gasta e, consequentemente, menos paga. Os resíduos recicláveis são recolhidos de forma gratuita e podem ser depositados em qualquer saco.

O PAYT conseguiu diminuir os resíduos indiferenciados em 34% e aumentar em 126% dos resíduos recicláveis?

Como Funciona?

Com o PAYT, a tarifa passa a estar indexada ao número de sacos de lixo utilizados,.

Sabia disto?

Média da taxa de reciclagem

Payt os objetivos são simples!

Queremos reduzir a quantidade total de resíduos produzidos e, dentro dessa fatia, aumentar a quantidade dos recicláveis e diminuir os indiferenciados.

O sistema PAYT é uma forma mais justa de pagar a tarifa associada aos resíduos, porque segue o conceito do utilizador-pagador. Sendo um sistema pré-pago, o utilizador paga apenas os resíduos que produzir através da aquisição de sacos autorizados para a sua deposição. Logo, quanto mais resíduos produzir, mais sacos gasta e, consequentemente, mais paga.

Sabia Que...
Países como Austrália, Itália, Dinamarca, Luxemburgo e Espanha já têm sistemas PAYT a funcionar, mas em Portugal só existe em Guimarães?

Toneladas de Resíduos
Recolhidos

*Os valores representados já incluem a recolha na zona do alargamento PAYT, iniciada a 1 de janeiro de 2019

Era uma vez o PAYT..

A sua opinião é muito importante para nós.

Fale Connosco!

Av. Cónego Gaspar Estaço Nº 606 Oliveira do Castelo - 4810-266 Guimarães

T: +351 800 209 565   T:+351 253 424 740

geral@vitrusambiente.pt

vitrusambiente.pt